Pelotas

Transporte coletivo em contagem regressiva

Novo sistema licitado, com vários investimentos, será gerido por consórcio de empresas

Jô Folha -

Faltando pouco menos de cinco meses para a entrada em operação do novo sistema de transporte coletivo da cidade, o consórcio vencedor do processo de licitação corre para cumprir o prazo e iniciar as atividades. Até agora, o grupo formado pelas empresas Conquistadora, Laranjal, Santa Maria, Santa Silvana, Santa Rosa e São Jorge investiu cerca de R$ 30 milhões na compra de 104 ônibus novos, o que representa praticamente metade da frota prevista para entrar em circulação até o dia 2 de agosto de 2016. Ao todo, serão 210 veículos grandes e 12 micro-ônibus, responsáveis pelo cumprimento dos itinerários existentes hoje.

Outros R$ 100 mil devem ser aplicados na aquisição do novo programa de telemetria do transporte público, capaz de monitorar todo o sistema, incluindo número de passageiros, horários e rotas. Câmeras de vídeo - três por veículo - também vão ser instaladas. À Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) de Pelotas será permitido o acesso a todas as informações geradas pelo software, o que facilitará a fiscalização do serviço. A princípio, 13 servidores da Secretaria ficarão responsáveis pelo acompanhamento do sistema que, segundo o diretor de Transportes da STT, Paulo Osório, vai permitir um maior controle por parte da prefeitura, responsável por fazer o novo modelo funcionar.

Segundo ele, a STT confia no sucesso da proposta e na efetivação do projeto no tempo definido pelo edital. Enquanto isso, o órgão ajuda o consórcio a decidir detalhes como a cor dos veículos - azul e branco - e a posição da catraca, por exemplo. “Queremos que o transporte seja o mais ágil possível, por isso devem haver mudanças.” Hoje, alguns ônibus circulam com a roleta bem próxima à porta, o que deixa pouco espaço para a entrada dos passageiros. Os novos carros já virão com sete lugares na frente - atualmente há ônibus com apenas três lugares antes da catraca -, facilitando o acesso de todos e dando mais comodidade a quem viaja na frente.

Passagem integrada
Uma das mudanças mais esperadas pelos usuários é a integração das tarifas, quando o usuário poderá chegar ao destino final pagando apenas uma passagem. De acordo com Enoc Guimarães, consultor do consórcio, o tempo de intervalo para o passageiro ir de um ônibus para o outro vai depender do itinerário, mas o sistema vai funcionar, o que deve ajudar a otimizar os gastos das pessoas com passagens e das empresas com o transporte. Para a professora Juliana Coelho, 29, a proposta vai beneficiar principalmente os estudantes e trabalhadores usuários de mais de uma linha, caso dela. “Se funcionar vai ser muito bom, porque a passagem está bem cara. Vai aliviar um pouco o orçamento.”

GPS
Cada um dos 222 veículos da frota contará com um GPS, associado a aplicativo aberto à população. Através do app, o usuário poderá rastrear onde estão os ônibus. Hoje, somente quatro pessoas fiscalizam o funcionamento das linhas de ônibus, sendo três destinadas à área urbana e uma na rural.

Turf
Única empresa a ficar fora do consórcio criado para gerir o transporte urbano de Pelotas, a Turf trabalha com a possibilidade de participar do sistema como subcontratada. Para isso, conforme advogado representante da transportadora, essa está empenhada na resolução de questões documentais, o que vai permitir o fechamento de contrato com o grupo. Segundo Enoc Guimarães, consultor das empresas vencedoras da licitação, a Turf não pode participar do processo por problemas internos, no entanto, tudo indica que o consórcio vai assumir, além das rotas, o quadro de funcionários da empresa.

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